PUBLICIDADE

Ásia

Google homenageia BKS Iyengar, um dos impulsores do ioga no Ocidente

14 dez 2015 - 07h50
Compartilhar
Exibir comentários

O Google homenageia nesta segunda-feira o guru indiano do ioga BKS Iyengar (1918-2014), fundador de uma dos ramos mais estendidos no Ocidente dessa disciplina física e mental, por ocasião do 97ª aniversário de seu nascimento.

O Google destacou hoje a "profunda espiritualidade" de Iyengar, um "pioneiro" que exportou o ioga ao Ocidente com um estilo "marcado por um tremendo controle e disciplina", e que inspirou milhares de seguidores no mundo todo, como o escritor inglês Aldous Huxley.

"Se dizia que inclusive aos 80 anos, BKS Iyengar podia permanecer durante meia hora apoiado sobre sua cabeça" em postura vertical, ressaltou a companhia americana em seu site sobre o "doodle", já que as letras do Google são substituídas pelo guru realizando essa e outras posturas de ioga, conhecidas como "asanas".

A disciplina do ioga à qual Iyengar deu nome faz especial insistência na precisão e escalação do corpo durante a realização das diferentes posturas.

Ioga, uma ciência oriental milenar, tem sua origem nas antigas "vedas" (palavra que significa "sabedoria"), as escrituras hindus que datam de 1.500 A.C. e formam a base da religião hindu.

BKS Iyengar plasmou seus conhecimentos sobre esta disciplina em 14 livros, dentre os quais nasceu a conhecida "Bíblia do ioga", obra que foi traduzida para 17 idiomas.

O governo indiano condecorou Iyengar com dois de seus reconhecimentos civis mais importantes, o Padma Shri e o Padma Vibhushan, que recebeu em 1991 e 2014, respectivamente, e no ano passado, após falecer em agosto, a revista "Time" o nomeou entre as 100 pessoas mais influentes do mundo.

"O ioga nos ensina a curar o que necessita ser superado e a superar o que não pode ser curado", sentenciou o guru em alguma ocasião.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade