PUBLICIDADE

Ásia

G8 pede "resposta adequada" da ONU ao foguete norte-coreano

12 abr 2012 - 23h37
(atualizado em 13/4/2012 às 01h54)
Compartilhar

Os ministros das Relações Exteriores do Grupo dos Oito (G8, que reúne as sete nações mais industrializadas do mundo mais a Rússia) emitiram nesta quinta-feira um comunicado no qual condenam o lançamento de um foguete norte-coreano e pediram uma "resposta apropriada" do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Segundo os diplomatas, "o lançamento mina a paz regional e a estabilidade". "Estamos prontos para considerar medidas para responder a todas as atividades da República Popular de Coreia que violarem as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e pedimos uma resposta apropriada do Conselho de Segurança", indica o comunicado.

Os ministros, que nesta quinta-feira encerraram uma reunião de dois dias em Washington, pediram à Coreia do Norte que "se abstenha de novos lançamentos com o uso de tecnologia de mísseis balísticos e de outras ações que agravem a situação na Península da Coreia".

Segundo o comunicado pactuado pelo G8, o lançamento norte-coreano é uma violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas 1695, 1718 e 1874, que tentam limitar o desenvolvimento armamentista e testes de mísseis balísticos norte-coreanos.

Apesar de a Coreia do Norte ter assegurado que o lançamento de seu foguete teria como fim pôr um satélite em órbita, Estados Unidos e Japão consideram esta ação uma tentativa de mascarar o teste de um míssil.

O G8 pede ao regime de Pyongyang que "abandone seus existentes programas nucleares e de mísseis balísticos de maneira completa, verificável e irreversível", assim como os trabalhos de enriquecimento de urânio.

O grupo pede ainda que a Coreia do Norte se atenha aos compromissos adotados nas conversas de seis lados, das quais participam também Coreia do Sul, Japão, EUA, China e Rússia para pôr fim a seu programa nuclear e que estão estagnadas desde o fim de 2008.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade