PUBLICIDADE

Ásia

Fukushima: Tepco detecta vapor em reator, mas sem aumento de radiação

18 jul 2013 - 05h34
(atualizado às 05h40)
Compartilhar
Exibir comentários

A operadora da acidentada central de Fukushima, a Tokyo Electric Power (Tepco), detectou nesta quinta-feira "uma nuvem de vapor" procedente do edifício do reator 3, embora não tenha registrado mudanças significativos nos índices de radiação.

De acordo com o comunicado da Tepco, um de seus funcionários - no começo da manhã, através de uma câmera de segurança - detectou um vapor proveniente do quinto andar do edifício que abriga o reator 3, gravemente danificado pela explosão de hidrogênio e pela fusão parcial de seu núcleo após a passagem do devastador tsunami de 2011.

Apesar de detectar o vapor, cujo impacto e consequências são desconhecidas por enquanto, os técnicos da central confirmaram que tanto o processo de injeção de água para refrigerar o reator como a piscina de combustível da unidade continuam estáveis.

Além disso, a temperatura do tanque de contenção se mantém nos 38 graus centígrados desde ontem, com a qual não se detectou nenhum tipo de alteração, detalhou a operadora em comunicado.

"Manteremos a vigilância", afirmou a Tepco, que considera que o vapor pode ter se produzido pela queda de uma chuva, registrada ontem, sobre uma piscina adicional instalada próxima à zona em que o vapor foi observado.

Segundo a Tepco, a alta radiação registrada no edifício do reator 3 da central desde o acidente, o pior desde Chernobyl em 1986, dificulta a verificação do estado da unidade, na qual costumam trabalhar operando maquinas por controle remoto.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade