PUBLICIDADE

Ásia

Forte terremoto na Indonésia gera alerta regional de tsunami

30 set 2009 - 07h42
(atualizado às 10h01)
Compartilhar

Um terremoto de 7,6 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta quarta a ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, e o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta, que, no entanto, já foi cancelado.

Após emitir o alerta de tsunami devido ao terremoto, o centro cancelou o alarme que emitiu para Índia, Indonésia, Malásia e Tailândia.

O terremoto, com epicentro 50 km ao oés-noroeste de Padang e 70 km de profundidade, foi sentido na vizinha Cingapura e em partes do litoral oeste da Malásia.

As autoridades da Indonésia não informaram sobre vítimas fatais, mas testemunhas afirmaram que houve feridos, danos e incêndios em casas e infraestruturas.

Várias centenas de edifícios ficaram danificados, assim como pontes e algumas estradas dos arredores de Padang, capital da província de Sumatra Ocidental, disseram testemunhas às televisões locais, como a cadeia MetroTV.

Habitantes da cidade fugiram apavorados de casa, algumas das quais estão em chamas, de acordo com diferentes relatos de residentes na zona.

O diretor do serviço provincial meteorológico e geofísico disse que foi um forte tremor, de 7,6 graus, segundo suas medições, mas que não tinha potencial para formar um tsunami.

A Indonésia fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores ao ano, na maioria moderados.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de mais de nove graus atingiu o norte de Sumatra e gerou uma onda gigante que matou 226,4 mil pessoas em mais de dez países banhados pelo Oceano Índico, a maior parte na Indonésia.

Além disso, pelo menos 100 pessoas morreram hoje por causa do tsunami originado pelo terremoto de 7,9 graus de magnitude na escala Richter que atingiu Samoa, Samoa Americana e outras ilhas do Pacífico, entre elas Tonga.

EFE   
Compartilhar
Publicidade