PUBLICIDADE

Ásia

Forte temporal deixa dois mortos e 175 feridos no Japão

3 abr 2012 - 10h11
(atualizado às 10h56)
Compartilhar

Ao menos duas pessoas morreram nesta terça-feira e outras 175 ficaram feridas por causa de um temporal de vento e chuva no Japão, que também obrigou o cancelamento de 725 voos, informou a televisão pública do país "NHK".

Os ventos, que no oeste do país superaram os 150 km/h, provocaram o desabamento de estruturas em algumas casas, causando a morte de uma mulher de 69 anos e de um homem de 81 nas localidades de Kagawa (oeste) e Toyama (centro), respectivamente.

Só neste último município, 53 pessoas ficaram feridas, conforme informações da "NHK". A televisão local detalhou que o temporal causou cortes de eletricidade em cerca de 20 mil casas de sete províncias. Além disso, o fenômeno obrigou as companhias aéreas a cancelarem 725 voos.

As empresas mais prejudicadas foram a Japan Airlines (JAL), com 230 cancelamentos no aeroporto internacional de Tokio (Haneda), e a All Nippon Airways (ANA), com 340 em três terminais do país. Os outros 135 cancelamentos foram de companhias aéreas menores como Air Comuter, SkyMark e AirDo no centro e sul do país.

Na maior parte das províncias litorâneas, o alerta foi mantido pela Agência Meteorológica do Japão. Diante dos avisos de temporal, causado por uma frente de baixa pressão, diversas companhias, entre elas Fujitsu, Nissan e Mitsubishi, reduziram nesta terça-feira seu dia de trabalho e recomendaram aos seus empregados que retornem para casa o mais rápido possível. Em alguns bairros comerciais, era possível ver centenas de pessoas na fila esperando por um táxi.

O alerta levou a suspensão dos serviços do trem bala em linhas como a que liga Osaka à sulina Fukuoka. Os serviços ferroviários também urbanos foram paralisados.

O temporal foi acompanhado de chuvas que em lugares como a província de Kagoshima (sul) alcançaram os 57,5 milímetros por hora, o recorde histórico registrado em um mês de abril. A Agência Meteorológica advertiu que no litoral do leste, oeste e norte do Japão, os fortes ventos podem produzir ondas de até dez metros.

Trabalhadores correm para se proteger em Tóquio: saldo de dois mortos e muitas dezenas de feridos
Trabalhadores correm para se proteger em Tóquio: saldo de dois mortos e muitas dezenas de feridos
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade