PUBLICIDADE

Ásia

Forças afegãs matam talibãs que tentaram atacar palácio presidencial

25 jun 2013 - 02h07
(atualizado às 03h15)
Compartilhar
Exibir comentários

As forças de segurança do Afeganistão conseguiram acabar com um ataque iniciado pela manhã por um comando talibã contra o palácio presidencial de Cabul após matar quatro insurgentes, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte policial.

Fumaça é vista em local onde forças afegãs enfrentaram talibães
Fumaça é vista em local onde forças afegãs enfrentaram talibães
Foto: EFE

"Quatro insurgentes que estavam em um veículo com documentos de identidade falsos queriam entrar no palácio, mas as forças os identificaram e os mataram antes que conseguissem seu objetivo", explicou o chefe da polícia, Ayub Salangi.

Segundo Salangi e um porta-voz da polícia, a área está neste momento sob controle e por enquanto não há informações sobre outras vítimas além dos talibãs.

Outra fonte policial tinha dito à Efe anteriormente que os talibãs provocaram uma série de explosões nas imediações do complexo presidencial, mas a natureza destas ações ainda é desconhecida.

Em comunicado, os talibãs garantiram que o seu ataque tinha como alvos o palácio presidencial, o Ministério da Defesa e o hotel Ariana, este último por ser utilizado, segundo sua versão, pela CIA, a central de inteligência americana.

"Há um grande número de mártires equipados com armas pesadas e ligeiras e que causaram muitas baixas ao inimigo", disseram os insurgentes em sua nota.

O ataque coincide com a visita do enviado especial dos Estados Unidos para o Afeganistão e o Paquistão, James Dobbins, e aconteceu uma semana depois da abertura de um escritório talibã no emirado do Catar para dialogar com Washington.

A guerra afegã se encontra em um dos momentos mais sangrentos de seus quase 12 anos de duração.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade