PUBLICIDADE

Ásia

Força Aérea da China faz exercícios militares no oeste do Pacífico

30 mar 2015 - 10h11
(atualizado às 10h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A Força Aérea da China realizou o seu primeiro exercício sobre o oeste do Oceano Pacífico nesta segunda-feira, disse o Ministério da Defesa, uma iniciativa que pode aumentar as tensões com os vizinhos do Mar do Sul da China, entre eles Taiwan e Filipinas.

Os aviões realizaram exercícios sobre o Oceano Pacífico depois de voarem sobre o Canal Bashi, disse Shen Jinke, porta-voz da Força Aérea. O canal fica entre Taiwan e Filipinas e é reivindicado por ambos.

O ministério divulgou fotos de aviões de bombardeio estacionados na pista junto com as tripulações. Os jatos retornaram no mesmo dia, disse o órgão.

Essa é a primeira vez que a Força Aérea chinesa realiza exercícios em espaço aéreo tão distante da costa do país, segundo a Xinhua, agência de notícias oficial. O porta-voz Shen Jinke declarou que os exercícios eram compatíveis com o que outros “grandes países” regularmente fazem.

O comportamento cada vez mais agressivo da China em relação às disputadas águas do Mar do Sul da China tem deixado muitos dos seus vizinhos inquietos. Pequim reivindica quase que todo o mar, que contém grandes reservas de óleo e gás.

(Reportagem de Megha Rajagopalan)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade