PUBLICIDADE

Ásia

Equipe do FMI deve visitar o Nepal para avaliar necessidades

O grupo ajudará o governo a verificar a situação econômica do país e determinar uma possível necessidade de financiamento

26 abr 2015 - 14h50
(atualizado às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem busca água em tanque perto de um templo que desabou em Catmandu neste sábado
Homem busca água em tanque perto de um templo que desabou em Catmandu neste sábado
Foto: Navesh Chitrakar / Reuters

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse neste domingo (26) que estava pronto para enviar uma equipe ao Nepal para avaliar as necessidades financeiras após o terremoto que matou mais de 2,4 mil pessoas e devastou o Vale de Catmandu.

"Um time do FMI está pronto para visitar o Nepal a curto prazo e ajudar o governo a avaliar a situação macroeconômica e determinar eventuais necessidades de financiamento", afirmou a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O FMI está coordenando com o Banco Mundial e o Banco Asiático de Desenvolvimento para avaliar o impacto do terremoto de sábado de magnitude 7,9 na escala Richter, que derrubou prédios na capital Catmandu e desencadeou avalanches no Monte Everest.

Nepal: resgate continua e cremação de corpos é feita na rua:

Sobre o terremoto

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal deixou no sábado (25) provocou mais de 2 mil mortes e muitos danos materiais, causando também uma avalanche que soterrou um acampamento de alpinistas no Everest. O tremor, que teve seu epicentro a cerca de 80 quilômetros de Catmandu, ocorreu por volta do meio-dia local (03h11 de Brasília) e durou entre 30 segundos e dois minutos. Na capital nepalesa o terremoto derrubou edifícios, especialmente os antigos, incluídos templos e monumentos. A torre Dharahara, uma importante atração turística, se transformou em escombros. Os efeitos do tremor chegaram até as montanhas do Himalaia e também na Índia e na China, onde provocaram a queda de edifícios e a morte de dezenas de pessoas, de acordo com autoridades locais. Foram registradas dezenas de réplicas do terremoto, entre 4,2 e 6,7 graus.

Grandes terremotos do século Grandes terremotos do século

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade