PUBLICIDADE

Ásia

Filipinas se preparam para a chegada do tufão "Maysak"

3 abr 2015 - 00h47
(atualizado às 00h47)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades das Filipinas se preparam nesta sexta-feira para a chegada do tufão "Maysak", que durante o fim de semana afetará o norte do país, onde se prevê que cause intensas chuvas e picos de vento de até 180 km/h.

O tufão, chamado "Chedeng" nas Filipinas, se desloca a 15 km/h e tocará a terra na tarde de domingo na costa leste da ilha de Luzon, ao norte do país, segundo indicou o serviço meteorológico filipino PAGASA, em seu último boletim.

As autoridades preveem que a tempestade tropical provoque chuvas intensas em um raio de 150 quilômetros, motivo pelo qual alertaram para o risco de deslizamentos de terra, além de aumentos de até três metros do nível do mar no litoral do norte de Luzon.

Entre 15 e 20 tufões percorrem todos os anos o território das Filipinas durante a temporada chuvosa, que geralmente começa em junho e termina em novembro.

No ano passado, o tufão "Haiyan", um dos mais potentes da história, deixou 6.300 mortos, mais de mil desaparecidos e 14 milhões de desabrigados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade