PUBLICIDADE

Ásia

Filipinas se prepara para chegada do tufão mais intenso de 2013

Haiyan foi classificado pelos meteorologistas como um supertufão

7 nov 2013 - 10h42
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem de satélite mostra o supertufão Haiyan se aproximando do arquipélago filipino
Imagem de satélite mostra o supertufão Haiyan se aproximando do arquipélago filipino
Foto: AP

O foverno das Filipinas ordenou nesta quinta-feira uma evacuação em massa da população em encostas de montanhas e zonas do litoral situadas na trajetória do tufão Haiyan, que chegará ao arquipélago com ventos de 215 km/h e rajadas de até 250 km/h.

A agência meteorologista filipina indicou em entrevista coletiva que Yolanda - o nome local que recebe o tufão - ganhou força nas últimas horas, e se dirige rumo à costa leste das Filipinas a uma velocidade de 33 km/h. Cerca de 40 províncias do país estão em estado de alerta, 5 das quais - Samar Oriental, Samar, Leyte, Leyte Meridional e as Ilhas Biliran - estão em alerta máximo.

Haiyan, que tem um diâmetro de cerca de 600 quilômetros e atravessará o centro das Filipinas desde o oeste, foi qualificado pelos meteorologistas como um "supertufão", nome que é dado a este fenômeno meteorológico quando seus ventos superam os 240 km/h.

O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, se dirigiu hoje à nação em discurso televisionado no qual advertiu que "espera-se que este tufão seja mais intenso que o Bopha", que em dezembro deixou cerca de 1.800 mortos e desaparecidos no país. Por sua parte, agências meteorologistas americanos qualificaram Haiyan como o tufão mais intenso do mundo neste ano.

Espera-se que a tempestade toque terra amanhã de manhã e que saia da zona filipina no próximo domingo. Os governos locais de várias províncias suspenderam as aulas, enquanto a guarda-costeira pediu a todas as embarcações que não saiam para navegar. Além disso, as companhias aéreas suspenderam vários voos, e espera-se que muitos mais sejam cancelados.

O governo filipino anunciou ontem que tinham distribuído embarcações de resgate, ajuda de emergência e provisões médicas às zonas estratégicas. A temporada de tufões nas Filipinas, que começa geralmente em junho e termina em novembro, atrai todos os anos entre 15 e 20 tufões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade