PUBLICIDADE

Ásia

Índia: explosão em restaurante deixa 82 mortos e 150 feridos

12 set 2015 - 07h59
(atualizado às 14h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Explosão em movimentado restaurante na Índia deixa mais de 80 mortos e centenas de feridos
Explosão em movimentado restaurante na Índia deixa mais de 80 mortos e centenas de feridos
Foto: EFE

Pelo menos 82 pessoas morreram e 150 ficaram feridas em uma explosão em um restaurante no estado de Madhya Pradesh, no centro da Índia, nete sábado, onde ainda se procura possíveis sobreviventes entre os escombros do edifício.

"Já há 82 mortos e 150 feridos, mas não se pode assegurar ainda a causa da explosão", disse à Agência Efe um porta-voz da polícia do distrito de Jhabua, onde aconteceu a explosão por volta de 8h30 (horário local, 0h de Brasília).

"As equipes de resgate estão trabalhando ali e também os oficiais de polícia que investigam o que aconteceu. Não há dados seguros sobre as causas", afirmou este porta-voz.

Por sua vez, um porta-voz dos serviços de saúde da região, Arun Sharma, confirmou que pelo menos 82 pessoas morreram, segundo a agência local "PTI".

Meios de comunicação locais mostraram imagens de corpos e de feridos no chão entre veículos queimados em frente ao edifício de dois andares derrubado na cidade de Petlawad, a cerca de 60 quilômetros de Jhabua, enquanto uma multidão tentava resgatar possíveis sobreviventes removendo os escombros primeiro com suas mãos e depois com ajuda de uma escavadeira.

O restaurante estava cheio de clientes em frente a um ponto de ônibus onde também esperavam vários passageiros, principalmente trabalhadores e estudantes.

Embora inicialmente a explosão tenha sido atribuída a um depósito de gás, as autoridades investigam se no edifício ou em outro dos vizinhos se armazenavam explosivos para seu uso em mineração, de acordo com o jornal local "Hindustan Times".

Um oficial de polícia da cidade, A. R. Khan, disse ao jornal "The Times" of India que uma loja próxima ao restaurante possui licença de venda de explosivos, enquanto um superintendente de Jhabua, Sima Alva, declarou à agência "Ians" que pode ter ocorrido duas explosões consecutivas.

O chefe do governo de Madhya Pradesh, Shivraj Singh Chouhan, já ordenou uma investigação da explosão.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, se mostrou através de um comunicado "extremamente triste pela perda de vidas" e expressou suas condolências às famílias dos falecidos e seu desejo de uma pronta recuperação dos feridos.

"O governo de Madhya Pradesh está supervisionando de perto a situação", acrescentou Modi.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade