PUBLICIDADE

Ásia

Explosão em mesquita xiita mata 40 no Paquistão

30 jan 2015 - 11h32
Compartilhar

Pelo menos 40 pessoas morreram, e mais de 50 ficaram feridas, em uma explosão dentro de uma mesquita xiita lotada no Paquistão nesta sexta-feira, em mais um caso da crescente violência sectária no país do Sul Asiático.

Moradores e policiais após explosão em mesquita xiita de Shikarpur. 30/01/2015
Moradores e policiais após explosão em mesquita xiita de Shikarpur. 30/01/2015
Foto: Amir Hussain / Reuters

Ataques contra minorias religiosas têm aumentado no Paquistão, onde grupos militantes radicais de muçulmanos sunitas costumam atacar mesquitas frequentadas por muçulmanos xiitas, que são considerados infiéis pelo grupo rival.

A polícia disse que não estava claro o que provocou a explosão durante as orações de sexta-feira na mesquita localizada no movimentado centro de Shikarpur, uma cidade na província de Sindh, no sul do Paquistão.

"Estamos tentando verificar a natureza da explosão", disse o chefe de polícia da cidade, Saqib Ismail Memon. "Um esquadrão antibombas está examinando o local."

Parte da mesquita desabou após a explosão, soterrando alguns dos feridos. Alguns foram retirados por pessoas que passavam pelo local e levados de carro para hospitais.

O Jundullah, grupo oriundo do Taliban paquistanês que no ano passado jurou apoio ao Estado Islâmico, reivindicou a autoria do ataque.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade