PUBLICIDADE

Ásia

Explosão de bomba em restaurante deixa 6 mortos nas Filipinas

27 jul 2013 - 03h04
(atualizado às 03h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 28 ficaram feridas após a explosão de uma bomba em um restaurante da cidade de Cagayan de Oro, no sul das Filipinas, informaram neste sábado fontes oficiais.

A bomba, de fabricação caseira, foi detonada na noite de ontem, quando mais de 100 pessoas desfrutavam um jantar em um dos mais populares restaurantes do porto da cidade, situada na ilha de Mindanao.

Entre as vítimas, encontra-se o político Roldan Lagbas, membro do executivo provincial, indicou à imprensa Graciano Mijares, chefe da polícia de Cagayan de Oro.

As autoridades também confirmaram que 28 pessoas ficaram feridas pela explosão, duas delas em estado grave. Os feridos, em sua maioria, são funcionários de uma companhia farmacêutica que realizava um jantar de empresa no local.

A polícia já iniciou a investigação para apurar as possíveis causas do ataque, sem descartar a possibilidade de acerto de contas ou um possível ataque de uma facção de terroristas islamitas nesta ilha de maioria muçulmana.

A criação de um estado islâmico no sul das Filipinas foi o principal objetivo de vários grupos muçulmanos, incluindo a Frente Moro de Libertação Islâmica (FMLI).

Aproximadamente 150 mil pessoas - pelo menos 20% delas civis - morreram em quatro décadas de conflito separatista no sul das Filipinas, um fato que, além disso, paralisou o desenvolvimento de uma região rica em recursos naturais e empobreceu a população.

O FMLI, fundado formalmente em 1984 e que dispõe de cerca de 12 mil combatentes atualmente, e o governo do presidente Benigno Aquino assinaram em outubro de 2012 um acordo preliminar para alcançar a paz na região, algo que só se tornaria concreto em 2016.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade