PUBLICIDADE

Ásia

Exército retira manifestantes de sede de TV no Paquistão

Os confrontos no centro de Islamabad deixaram três mortos e quase 500 feridos nos últimos dias por manifestações contra o premiê

1 set 2014 - 09h24
(atualizado às 09h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Tropas retiraram manifestantes do prédio da TV estatal após conseguirem deixar canal fora do ar por alguns minutos
Tropas retiraram manifestantes do prédio da TV estatal após conseguirem deixar canal fora do ar por alguns minutos
Foto: Zohra Bensemra / Reuters

As forças de segurança do Paquistão desalojaram nesta segunda-feira centenas de manifestantes que haviam assumido o controle do edifício da televisão pública em Islamabad. O grupo conseguiu interromper as transmissões por alguns minutos.

Cerca de 400 pessoas invadiram as sedes sociais da Paquistão Televisão (PTV) em Islamabad após escalar os muros e render os guardas de segurança, disse um porta-voz policial.

Os manifestantes, que exigem a renúncia do primeiro-ministro Nawaz Sharif, invadiram o prédio do canal PTV, mas foram retirados do local 30 minutos depois, sem violência.

"Manifestantes entraram no prédio da PTV e estão desconectando cabos. Estamos em estado de sítio, estão pirateando nossa transmissão", afirmou um apresentador da emissora no momento da invasão.

Poucos minutos depois, o canal saiu do ar.

Os manifestantes destruíram parte das instalações e derrubaram as fotografias de Sharif. Após a ação das forças de segurança, o canal retomou a programação normal.

Milhares de simpatizantes de Imran Khan, ex-astro do críquete que virou político, e do clérigo Tahir ul Qadri protestam diante do Parlamento desde 15 de agosto para exigir a renúncia do chefe de Governo.

Os opositores acusam Sharif de fraude nas eleições legislativas de maio de 2013.

Os protestos foram pacíficos até sábado à noite, quando os líderes opositores convocaram uma manifestação diante da residência de Sharif.

Diante de milhares de manifestantes, a polícia utilizou, pela primeira vez desde o início dos protestos, gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Os confrontos no centro de Islamabad deixaram três mortos e quase 500 feridos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade