PUBLICIDADE

Ásia

Executado por traição, tio de Kim Jong-un foi de homem forte a "pior que cão"

Agência estatal norte-coreana KCNA anunciou na quinta-feira a execução de Jang Song-thaek

13 dez 2013 - 09h34
(atualizado às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem divulgada pela mídia estatal de Jang Song-thaek no tribunal antes de ser executado
Imagem divulgada pela mídia estatal de Jang Song-thaek no tribunal antes de ser executado
Foto: KCNA / Reuters

Jang Song-thaek, tio do líder norte-coreano Kim Jong-un, era visto como uma das principais lideranças do país antes do rápido processo que fez com que, em questão de dias, fosse demitido, julgado e executado.

Como vice-líder da poderosa Comissão Nacional de Defesa, ele estava no centro do núcleo de decisão do governo comunista. Por conta de seu parentesco e intimidade com o falecido líder Kim Jong-il, pai de Kim Jong-un, muitos acreditavam que ele exercia grande influência sobre o jovem. Alguns analistas acreditavam que ele era o verdadeiro homem forte por trás do "trono", que aconselhava seu inexperiente sobrinho. 

A execução de Jang sinaliza mudanças grandes na liderança norte-coreana.

Ascensão difícil

Jang Song-thaek, um veterano do partido, superou diversas dificuldades para se consolidar como líder. Quando jovem, ainda nos tempos de faculdade, conheceu a irmã de Kim Jong-il, Kyung-hee, com quem começou um namoro.

O pai da jovem, o líder Kim Il-sung, não gostava do relacionamento, já que ambos vinham de classes sociais muito diferentes. Jang foi obrigado a trocar de universidade. Mas o líder acabou mudando de opinião, após apelos feitos pela filha. Jang e Kyung-hee conseguiram se casar e tiveram uma filha - que teria morrido.

Jang entrou na estrutura burocrática do Partido Coreano dos Trabalhadores no começo dos anos 1970, e ascendeu constantemente ao longo das décadas seguintes. Em 1992, foi eleito para o Comitê Central do partido.

Na década seguinte, já integrava o primeiro escalão do poder, como diretor de um departamento que supervisionava todos os ministérios e órgãos militares do partido. Nessa época, era visto como uma das pessoas mais poderosas da Coreia do Norte.

Sumiço e retorno

Mas tudo isso mudou em 2004, quando ele parou de aparecer nos eventos públicos do país. Uma fonte da inteligência sul-coreana disse que ele foi colocado em prisão domiciliar. Nunca ficou claro o que aconteceu exatamente. Analistas especularam que ele teria acumulado poder demais, o que poderia ter desagradado a outros líderes.

Em janeiro de 2006, ele reapareceu na cena pública e rapidamente se reabilitou na estrutura de primeiro escalão. No final do ano seguinte, já chefiava o departamento do partido responsável por supervisionar a polícia e o judiciário.

A imprensa estatal noticiava com frequência suas aparições públicas ao lado do líder Kim Jong-il. Analistas acreditam que ele ganhou influência ainda maior após um derrame do então líder norte-coreano.

Tio de ditador é expulso de cargo político após polêmica:

Com sua indicação para o Comitê de Defesa em 2009, Jang estabeleceu sua posição como homem forte do país. Em 2010, ganhou outra promoção, sendo alçado à vice-liderança do comitê.

As reformas ministeriais teriam sido feitas para facilitar a transição de poder de pai para filho na Coreia do Norte. Com a morte do líder, Jang recebeu grande destaque nos funerais, e também se encontrou com o presidente chinês, Hu Jintao, em agosto de 2012. O principal assunto de sua viagem a Pequim foi economia. Muitos viram isso como um sinal de que ele poderia promover uma reforma para aliviar os graves problemas econômicos do país.

No início desse mês, de forma repentina e surpreendente, a imprensa estatal norte-coreana declarou que Jang fora removido do poder por "atos criminosos". Um encontro de líderes do Comitê Central do partido determinou que ele havia "cometido atos antipartido e contrarrevolucionários, como corroer a unidade e coesão do partido".

"Jang fingia defender o partido e o líder, mas estava envolvido em atos como sonhar sonhos diferentes e se envolver em jogos duplos nos bastidores", afirma uma das notícias da agência estatal KCNA.

Poucos dias depois, Jang foi julgado em um tribunal militar, que o considerou culpado por traição. O tribunal norte-coreano disse que ele era "pior do que um cão" e que havia formado uma facção com objetivo de derrubar o governo. Ele foi imediatamente executado.

Além de alterar a liderança norte-coreana, a queda repentina de Jang levanta outras dúvidas sobre a Coreia do Norte. Entre elas está: quem agora é a principal influência junto a Kim Jong-un.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade