PUBLICIDADE

Ásia

Ex-presidente de Taiwan tenta cometer suicídio na prisão

Chen Shui-bian foi condenado a 20 anos de prisão por corrupção

3 jun 2013 - 15h31
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente taiwanês Chen Shui-bian, que protagonizou a primeira transição democrática em Taiwan e desafiou a China com sua política independentista, tentou suicidar-se na cela onde está preso por corrupção, informou nesta segunda-feira o Ministério da Justiça em comunicado.

A tentativa de suicídio de Chen parece estar relacionada com reservas em seu antigo partido para deixá-lo afiliar-se de novo e com a recente aprovação de uma emenda de lei no Parlamento que relaxa a auditoria de fundos públicos recebidos por políticos e professores, assinala o Ministério na nota.

Chen, que com sua eleição à presidência em 2000 pôs fim a mais de 50 anos de governos do Partido Kuomintang (KMT), conseguiu um segundo mandato de 2004 a 2008, mas depois foi condenado a 20 anos de prisão por corrupção e teve que abandonar o Partido Democrata Progressista (PDP).

O ex-presidente se encontra em um hospital da prisão de Taichung e tentou suicidar-se com uma toalha em uma área do banheiro que esta fora da visão das câmeras de vigilância. Os guardas se deram conta que algo estranho acontecia ao perder Chen de vista por um momento e conseguiram impedir o suicídio do ex-líder taiwanês.

A reforma da Lei de Auditoria possibilitará a absolvição de um ex-legislador, Iene Chin-piao, que está na prisão por ter gastado fundos públicos em bares durante seu mandato como porta-voz do conselho do distrito de Taichung em 1999 e 2000. "Se podem perdoar alguém que gasta fundos públicos em bares, por que não me perdoam?", disse Chen, segundo fontes da prisão de Taichung.

Por sua vez, o presidente taiwanês Ma Ying-jeou pediu ao Ministério da Justiça que vele pela segurança e pela saúde física e mental do ex- presidente Chen Shui-bian, declarou hoje a porta-voz presidencial Garfie Li.

O ex-presidente taiwanês considera que seu encarceramento tem motivações políticas e que não recebeu um tratamento justo em seu julgamento, afirmou o porta-voz de sua equipe médica particular, Chen Chao-chi. Apesar de ter sido condenado, Chen continua sendo muito popular entre os setores mais independentistas da ilha por sua política de buscar um caminho separado da China para Taiwan.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade