PUBLICIDADE

Ásia

EUA felicitam Tsai Ing-wen por vitória nas eleições de Taiwan

16 jan 2016 - 14h21
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos felicitaram neste sábado a candidata do independentista Partido Democrata Progressista (PDP), Tsai Ing-wen, por sua vitória nas eleições presidenciais de Taiwan.

"Estamos desejando trabalhar com Tsai e os líderes de todos os partidos de Taiwan para fomentar nossos interesses comuns e reforçar a relação extraoficial entre EUA e o povo de Taiwan", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby.

Em comunicado, o porta-voz ressaltou que os Estados Unidos compartilham com a ilha "um profundo interesse na continuação da paz e da estabilidade ao longo do Estreito" de Formosa entre China e Taiwan.

"Também felicitamos o povo de Taiwan por demonstrar mais uma vez a força de seu sistema democrático, que agora experimentará outra transição de poder pacífica", acrescentou a nota.

Kirby agradeceu o atual presidente interino, Ma Ying-jeou, por seus esforços em favor de uma "sólida aliança com os EUA" e aplaudiu "os passos concretos que ele deu para melhorar as relações ao longo do Estreito nos últimos anos".

"Esperamos que o governo do presidente de Ma e o governo entrante trabalhem de forma construtiva para garantir uma transição suave e continuar com a promoção da paz e da estabilidade na região", completou.

A presidente eleita hoje prometeu uma reforma profunda da política da ilha em direção a uma maior participação popular, bem-estar social e fiscalização dos grupos de interesse e também uma postura mais firme de defesa da identidade perante a China.

Tsai se negou a aceitar o "Consenso de 1992" (uma só China com interpretações distintas em Taipé e Pequim), mas prometeu "manter o status quo" e a "comunicação", "sem provocação" e "sem surpresas", para manter a paz no Estreito de Formosa.

Os resultados deste pleito impactarão também no futuro econômico da ilha e em seus laços com os Estados Unidos e seus aliados, dos quais 12 estão localizados na América Latina e no Caribe.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade