PUBLICIDADE

Ásia

EUA enviarão sistema antimísseis a Guam perante ameaças de Coreia do Norte

3 abr 2013 - 16h46
(atualizado às 16h57)
Compartilhar

Os Estados Unidos enviarão nas próximas semanas um sistema antimísseis a sua base de Guam, como medida de "precaução" perante as ameaças da Coreia do Norte, informou nesta quarta-feira o Departamento de Defesa.

Trata-se de um sistema antimísseis THAAD (Defesa Aérea Terminal de Alta Altitude), até o momento o único desenvolvido para destruir mísseis de alcances curto e intermediário tanto dentro como fora da atmosfera terrestre.

O movimento é "uma medida de precaução para fortalecer a posição de defesa contra a ameaça regional de mísseis balísticos da Coreia do Norte", disse o Pentágono.

Os Estados Unidos pediram ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, que cesse as "ameaças provocativas" e que eleja o caminho da paz "cumprindo suas obrigações internacionais".

"Este desdobramento fortalecerá as capacidades para defender os cidadãos americanos no território de Guam e as forças americanas que estiverem por lá", acrescentou.

O Pentágono ressaltou que os Estados Unidos "continuam atentos" às "provocações" da Coreia do Norte e "está preparado" para defender o território americano e de seus aliados, assim como seus interesses nacionais.

O secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, afirmou nesta quarta que as ameaças da Coreia do Norte representam um perigo "real e claro" para os interesses dos Estados Unidos e aliados como a Coreia do Sul e o Japão.

Em 26 de março, a Coreia do Norte anunciou que tinha colocado seus mísseis e unidades de artilharia "em posição de combate" em direção a Coreia do Sul, assim como contra o território continental dos EUA e as bases militares do país americano do Pacífico.

O regime de Kim Jong-un tem aumentado suas ameaças contra a Coreia do Sul e os EUA desde que a ONU impôs em 7 de março novas sanções por seu último teste nuclear de fevereiro.

Em resposta às recentes ameaças da Coreia do Norte, os Estados Unidos enviaram os destróieres "Decatur" e "John McCain" ao Pacífico ocidental.

No mês passado, o Pentágono anunciou um plano para reforçar os sistemas de defesa antimísseis do litoral oeste dos EUA e estar preparados perante um eventual ataque com mísseis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade