PUBLICIDADE

Ásia

EUA enviam submarino nuclear à Coreia do Sul

11 fev 2016 - 02h48
(atualizado às 08h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Os Estados Unidos enviaram um submarino de propulsão nuclear à Coreia do Sul, informou nesta quinta-feira uma fonte militar em Seul, em resposta ao lançamento recente de um foguete espacial por parte da Coreia do Norte, uma ação que é considerada um teste de mísseis encoberto pela comunidade internacional.

O USS North Carolina (SSN-777), um submarino Classe Virgínia com mais de oito anos de serviço, "está a caminho da Coreia do Sul", segundo indicou uma fonte das Forças Armadas do país asiático à agência Yonhap.

A embarcação de propulsão nuclear, cuja velocidade de cruzeiro é de 46 km/h, tem capacidade para transportar mísseis Tomahawk e até 48 torpedos submarinos.

Com o envio do USS North Carolina para águas sul-coreanas, os Estados Unidos pretendem "reafirmar seu compromisso com a defesa da Coreia do Sul" e "dar uma mensagem de advertência à Coreia do Norte", segundo a fonte, que também afirmou que os EUA estão cogitando mandar dois novos aviões de combate com capacidades furtivas ao país asiático, possivelmente um bombardeiro B-2 e um caça F-22 Raptor.

O envio do submarino é considerado uma resposta para o recente lançamento norte-coreano de um satélite espacial a bordo de um foguete de longo alcance, uma ação fortemente criticada por Seul e Washington, que a consideram um teste encoberto de mísseis que violaria resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Este órgão das Nações Unidas previsivelmente emitirá novas sanções ao regime de Kim Jong-un pelo recente lançamento espacial e por seu quarto teste nuclear, que foi realizado no dia 6 de janeiro.

Após o teste nuclear de janeiro, o exército dos EUA já enviou um bombardeiro B-52 à Coreia do Sul.

Os EUA mantêm 28.500 soldados de forma permanente na Coreia do Sul, país do qual se compromete a defender em caso de conflito com o Norte como herança da Guerra da Coreia (1950-1953).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade