PUBLICIDADE

Ásia

EUA confirmam suspensão de programa nuclear norte-coreano

29 fev 2012 - 13h12
(atualizado às 13h22)
Compartilhar

O governo americano confirmou nesta quarta-feira que a Coreia do Norte se comprometeu a aplicar uma moratória ao lançamento de mísseis de longo alcance e à realização de testes e atividades nucleares, incluindo o enriquecimento de urânio.

Além disso, a Coreia do Norte também aceitou a entrada de inspetores da ONU no país para que supervisionem a interrupção, detalhou o Departamento de Estado em comunicado. Os Estados Unidos "ainda têm profundas preocupações com o comportamento da Coreia do Norte em muitas áreas", mas estes anúncios refletem "importantes, embora limitados, progressos" em alguns assuntos, indicou o Departamento de Estado.

O acordo foi alcançado na semana passada em Pequim, em uma reunião entre representantes dos EUA, entre eles o enviado especial para a Coreia do Norte, Glyn Davies, e do país asiático. Em resposta à moratória, o governo americano se comprometeu a finalizar os detalhes de um acordo para enviar 240 mil toneladas de alimentos à Coreia do Norte, assim como a "tomar medidas para melhorar a relação bilateral" sobre a base do "respeito mútuo", declarou o Departamento de Estado.

A Coreia do Norte já havia anunciado que aceitava suspender temporariamente suas atividades de enriquecimento de urânio, assim como os testes nucleares e os lançamentos de mísseis de longo alcance, segundo um relatório da agência estatal norte-coreana KCNA divulgado nesta quarta.

Desde a morte do líder norte-coreano Kim Jong-il, em dezembro passado, os EUA se mostraram otimistas, embora com cautela, em relação a um possível reatamento das conversas de seis lados para levar à desnuclearização do país asiático. O processo multilateral, que reúne as duas Coreias, Estados Unidos, China, Japão e Rússia, permanece suspenso desde abril de 2009, quando a Coreia do Norte o abandonou unilateralmente após um suposto teste de mísseis.

Tanto os EUA como a Coreia do Sul exigem que a Coreia do Norte abandone seu programa de enriquecimento de urânio e permita a entrada dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no país, um passo para demonstrar seu compromisso de desnuclearização. A Coreia do Norte propõe retomar o processo sem concessões prévias, enquanto espera obter em troca ajudas que a permitam melhorar sua economia em constante crise.

EFE   
Compartilhar
Publicidade