PUBLICIDADE

Ásia

Estado Islâmico assume atentado que matou 7 na Indonésia

14 jan 2016 - 14h15
(atualizado às 17h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu em comunicado a autoria do atentado que matou nesta quinta-feira em Jacarta, capital da Indonésia, pelo menos sete pessoas, entre elas cinco terroristas, segundo autoridades do país.

A nota, divulgada em fóruns jihadistas, afirma que "os soldados do califado ativaram artefatos explosivos e quatro deles atacaram com armas leves e coletes com explosivos" nesta ação terrorista na qual morreram, segundo o grupo, "cerca de 15 cruzados".

Além disso, o EI ameaçou a "população cruzada na Indonésia", à qual prometeu que, "depois de hoje, não haverá segurança na casa dos muçulmanos".

Foto: EFE

O atentado aconteceu no bairro de Jalan Thamrin, uma região do centro da capital indonésia onde ficam vários hotéis e restaurantes frequentados por estrangeiros e os escritórios da ONU, nas cercanias do palácio presidencial.

O ataque começou com uma explosão na frente de uma cafeteria da rede Starbucks que fica perto de um posto da polícia, o que deu início a um intenso tiroteio seguido por outra explosão.

A troca de tiros entre terroristas e policiais continuou em um cinema que fica no centro comercial Sarinah, onde alguns terroristas se entrincheiraram até serem mortos pela polícia horas mais tarde.

Foto: Getty Images

Entre os criminosos, três morreram no tiroteio, e os outros dois se suicidaram ao detonarem a bomba que transportavam na moto com a qual atacaram o posto da polícia, disse o chefe das forças de segurança, Tito Karnavian.

De acordo com ele, dois civis morreram durante o confronto - um indonésio e um canadense -, o que foi confirmado posteriormente pelo governo indonésio em comunicado. Além disso, 20 pessoas ficaram feridas ao todo, incluindo cinco policiais.

Foto: EFE
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade