PUBLICIDADE

Ásia

Especialistas temem que "supertufão" nas Filipinas seja o maior da história

8 nov 2013 - 03h07
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas especializados em fenômenos naturais acreditam que o "supertufão" Haiyan, que atinge as Filipinas desde o início desta sexta-feira, deixará o país na condição de "pior do tipo já registrado a atingir o solo em qualquer lugar do mundo na história". Segundo a CNN, a certeza do recorde apenas poderá ser medida após a passagem do fenômeno - porém o país já decretou estado de calamidade.

Segundo o serviço meteorológico local, o tufão alcançou ventos de 315 km/h e rajadas de 380 km/h. Na passagem pela nação asiática, no entanto, ele perdeu intensidade e foram registrados, até aqui, ventos e rajadas de, respectivamente, 295 km/h e 360 km/h.

O governo estima que 25 milhões dos cerca de 97 milhões habitantes das Filipinas sejam afetados diretamente pelo fenômeno, que deve deixar o país no sábado e seguir para o Mar da China Meridional.

Até o momento, foram registrado três mortes - uma delas de uma criança de um ano de idade. As áreas de maior risco são as províncias recentemente atingidas por um terremoto de 7,1 graus de magnitude, que matou ao menos 222 pessoas, feriu cerca de mil e deixou cerca de 350 mil desabrigados. 

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/furacoes/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/furacoes/">Furacões mais devastadores desde 2000</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade