PUBLICIDADE

Ásia

Escravas sexuais coreanas ainda aguardam desculpas japonesas

1 jul 2013 - 06h43
(atualizado às 07h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Idosas sul-coreanas protestam em Seul todas as quartas-feiras há 23 anos para reivindicar um pedido de desculpas sincero do Japão, que roubou a adolescência de mais de 200 mil jovens ao transformá-las em escravas sexuais durante a Segunda Guerra Mundial.

"Em 1940, quando tinha 13 anos, me levaram para a Manchúria (China) para servir como mulher de conforto de soldados japoneses", disse Gil Won-ok, que com seus 87 anos participa todas as semanas nas concentrações junto com outras vítimas e simpatizantes.

O eufemismo "mulheres de conforto" corresponde às jovens - 80% coreanas - recrutadas entre 1940 e 1945 pelo Império Japonês como escravas sexuais de seus soldados em plena guerra, em um obscuro episódio histórico que continua gerando conflitos entre Seul e Tóquio.

Filha mais nova de uma família rural na Coreia colonizada pelo Japão, Gil Won-ok conta que há 60 atrás, sob a falsa promessa de um trabalho, a prenderam em um das centenas de bordéis por todo o Império onde, da mesma forma que a outras jovens de sua idade, um cruel e degradante destino a esperava.

"Alguns dias recebia tantos soldados que acabava sangrando e quase desmaiando", relembrou a idosa em um testemunho recolhido, junto ao de outras muitas outras vítimas, por uma associação sul-coreana para preservar sua memória e luta. Nem Gil nem suas companheiras eram pagas no bordel militar, onde recebiam frequentes surras dos oficiais japoneses e de militares irritados ou bêbados.

Depois de negar durante anos o sistema de escravidão sexual militar, Tóquio o reconheceu e se desculpou em 1993 quando foram publicadas provas nítidas, embora Seul insista que aquele pedido de desculpas não tenha sido sincero e reivindica indenizações às vítimas - o que o governo japonês se nega a pagar.

Não existe, no entanto, compensação material que possa apagar as marcas - perpetuadas em monstruosas cicatrizes em suas peles - daqueles anos de horror, lamenta Gil Won-ok, cuja maior angustia é não ter podido gerar filhos por causa das sequelas de seus anos como "mulher de conforto".

"Com 15 anos contraí uma doença (no aparelho reprodutor) que me impedia de servir aos soldados, por isso os médicos japoneses me submeteram a uma cirurgia e me esterilizaram", descreveu.

O Exército japonês estabeleceu nos anos 30 um sistema de bordéis em seu vasto Império no Leste da Ásia e no início da Segunda Guerra Mundial começou o recrutamento forçado devido à escassez de prostitutas e à necessidade de prevenir revoltas, doenças e estupros de seus soldados.

"Houve abusos a mulheres em muitas guerras e nos campos de concentração da Alemanha nazista, mas este é o único caso na história no qual um governo criou um sistema de estupros sistemáticos", explicou Ahn Seon-mi, porta-voz do Conselho Coreano para as Mulheres Vítimas da Escravidão Sexual, à agência EFE.

Os atos das quartas-feiras em frente à embaixada do Japão, mais de mil desde 1990, reúnem multidões quando um político japonês nega ou justifica o sistema de escravidão sexual como no recente caso do prefeito de Osaka, Toru Hashimoto, que definiu as vítimas como "uma necessidade dos valentes soldados". Declarações como estas, afirmou a porta-voz, "causam uma profunda dor" às sobreviventes, das quais só restam 59 registradas, embora se acredite que haja muitas mais que "tentam esconder seu passado" ao retornarem à Coreia do Sul, explicou, "por medo de serem consideradas sujas".

De fato, seu passado como "mulher de conforto" colocou Gil Won-ok à beira da marginalização depois de seu retorno à Coreia em 1945, mas as graças do destino colocaram em sua vida um órfão, ao qual dedicou todos seus esforços. O que continua sem chegar, insistiu a idosa, são as desculpas do governo japonês às vítimas, cuja avançada idade as condenam a morrer a cada ano, a cada mês, a cada quarta-feira, sem ver suas feridas fechadas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade