PUBLICIDADE

Ásia

Erupção de vulcão retira 21 mil pessoas de casa na Indonésia

30 ago 2010 - 10h19
(atualizado às 10h51)
Compartilhar

Um vulcão indonésio que estava inativo havia quatro séculos entrou em erupção nesta segunda-feira, lançando cinzas num raio de 2,5 km e forçando moradores das imediações a abandonar suas casas.

O vulcão Monte Sinabung solta fumaça de cinzas atrás de casa, em Karo, na ilha indonésia de Sumatra
O vulcão Monte Sinabung solta fumaça de cinzas atrás de casa, em Karo, na ilha indonésia de Sumatra
Foto: AP

Os vilarejos foram esvaziados rapidamente nas proximidades do vulcão do Monte Sinabung, no norte da ilha de Sumatra, ficando para trás apenas autoridades da agência de meteorologia e da polícia. Cerca de 21 mil pessoas foram removidas.

Imagens de TV da Reuters mostram enormes nuvens negras se elevando para o céu em meio a vegetação e casas de agricultores. Um produtor de TV da Reuters disse que começou a chover à tarde (de madrugada, no horário de Brasília) e as nuvens cobriram o topo do vulcão, situado a 2,460 km de altitude, o que dificultava ver se ele ainda estava expelindo cinzas.

"O ar está muito enevoado e enfumaçado", disse ele. "Não há ninguém perto, somente a polícia e autoridades", afirmou o produtor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade