PUBLICIDADE

Ásia

Equipe do rei saudita se nega a cumprimentar Michelle Obama

As roupas que a primeira-dama americana vestia durante a visita à Arábia Saudita também foram criticadas

28 jan 2015 - 12h10
(atualizado às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Obama parecia não estar muito contente durante visita à Arábia Aaudita</p>
Obama parecia não estar muito contente durante visita à Arábia Aaudita
Foto: AFP/ Getty Images

A primeira-dama dos Estados Unidos pareceu não ficar feliz ao ter que abreviar sua visita  à Índia para acompanhar o marido em uma viagem a um país onde as mulheres não podem sair em público sozinhas, dirigir, ou mesmo abrir contas bancárias sem a premissão do marido. 

Quando chegou à Arábia Saudita para expressar condolências pela morte do rei Abdullah, Michelle havia não apenas trocado o vestido floral por calças e uma blusa de manga comprida, mas também mudado a fisionomia, que não estava nem um pouco amigável.

De acordo com o Daily Mail, Michelle e o marido foram recepcionados pelo novo rei, Salman, e pelos membros da sua delegação, mas a primeira-dama não foi cumprimentada por todos do grupo. Alguns homens se recusaram a apertar a mão de Michelle, que por razões culturais, permaneceu atrás do marido durante os cumprimentos.

Michelle não foi cumprimentada por alguns membros da delegação do rei Salman
Michelle não foi cumprimentada por alguns membros da delegação do rei Salman
Foto: AFP/ Getty Images

Michelle também foi bastante criticada por pelos sauditas por não cobrir a cabeça, como prevê a tradição na Arábia Saudita. Muitos deles indagaram porquê a primeira-dama não teve o mesmo comportamento adotado na Indonésia e no Vaticano, quando cobriu a cabeça antes de visitar uma mesquista e o Papa Francisco.

Mas Michelle não foi criticada apenas pelo não uso do véu. A blusa que ela usava também não agradou. A peça seria muito "ousada" comparada aos vestidos negros que cobrem todo o corpo e que as mulheres sauditas estão habituadas a vestir.

Alé disso, Michelle foi apagada de um vídeo da TV estatal postado no Youtube. De acordo com vários usuários sauditas, a primeira-dama estava presente na gravação original. 

Embora as mulheres sauditas tenham se dedicado cada vez mais à luta pelos seus direitos, o fim do regime do rei Abdullah não desperta muita esperança. Em um discurso televisionado, logo após a morte do irmão, Salman prometeu trabalhar para que as "corretas políticas que a Arábia Saudita tem seguido desde sua fundação" sejam cumpridas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade