PUBLICIDADE

Ásia

Enviado da Coreia do Norte vai a Pequim melhorar laços, dizem analistas

19 jun 2013 - 07h58
Compartilhar

Um enviado norte-coreano reuniu-se com autoridades chinesas nesta quarta-feira num encontro que, segundo especialistas, tem pouca probabilidade de resultar em concessões de Pyongyang sobre seu programa nuclear, mas tem como objetivo reparar os laços com Pequim.

O primeiro vice-ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Kim Kye-Gwan, que representou Pyongyang nas negociações internacionais passadas com o objetivo de convencer a Coreia do Norte a interromper seu programa nuclear, reuniu-se com o vice-chanceler chinês, Zhang Yesui, em Pequim.

A viagem acontece poucos dias após a Coreia do Norte ter oferecido negociar com Washington para aliviar as tensões que aumentaram neste ano, quando o país ameaçou uma guerra nuclear contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul. A Casa Branca disse que qualquer negociação deve envolver uma ação por parte de Pyongyang para mostrar que está se movendo em direção ao desarmamento.

A Coreia do Norte está procurando brechas no consenso internacional de que deve abandonar seu programa nuclear buscando diálogo com vários países, disse Wang Dong, um professor de relações internacionais da Universidade de Pequim.

"Se a posição da China ainda for firme, a Coreia do Norte vai entender que não há brechas para explorar", disse Wang.

"Você não pode guardar o bolo e comê-lo também. Acho que a China vai deixar isso claro para a Coreia do Norte", disse ele, referindo-se à recusa de Pyongyang a desistir de suas armas nucleares e, ao mesmo tempo, tentar reatar os laços com as potências.

As conversas são o contato de mais alto nível entre a China e a Coreia do Norte desde que o presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente chinês, Xi Jinping, reuniram-se na Califórnia no início de junho e concordaram que Pyongyang deve se desnuclearizar.

A Coreia do Norte tem dito repetidamente que nunca vai abandonar suas armas nucleares, chamando-as de sua "espada preciosa", um termo que seus jornais oficiais usaram novamente nesta quarta-feira.

No mês passado, líder norte-coreano, Kim Jong-un, enviou outro emissário a Pequim. De acordo com uma fonte com conhecimento da visita, as autoridades chinesas deram uma recepção morna ao enviado, dizendo que Pequim quer o fim dos testes nucleares e de mísseis do Norte.

(Reportagem de Michael Martina e Li Hui)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade