PUBLICIDADE

Ásia

Emboscada nas Filipinas mata oito policiais e deixa outros sete feridos

27 mai 2013 - 12h28
Compartilhar

As autoridades das Filipinas confirmaram a morte de oito pessoas em uma emboscada perpetrada por rebeldes comunistas contra uma unidade de elite da polícia no norte do país, na qual ficaram feridos outros sete agentes, informou a imprensa local.

Uma bomba explodiu durante a passagem de uma brigada das Forças de Ação Especial da polícia filipina por uma estrada próxima à cidade de Barangay, na província de Cagayan, na ilha de Luzon.

Após a explosão, um grupo de 30 pessoas armadas do Novo Exército do Povo abriu fogo contra os agentes e deixaram sete deles mortos, declarou aos meios de imprensa o porta-voz da polícia de Cagayan, Cessar Orlanes.

Além disso, oito pessoas ficaram feridas, indicou a polícia à rede de televisão "GMA".

Segundo Orlanes, a emboscada aconteceu depois que os agentes saíram do quartel para passar por uma revisão médica em Barangay.

O ataque acontece quase um mês depois que o Governo filipino suspendeu as conversas de paz iniciadas em 2011 com a guerrilha comunista, uma das insurgências mais veteranas da Ásia, perante a negativa dos rebeldes de declarar um cessar-fogo.

O Novo Exército do Povo, braço armado do ilegal Partido Comunista, conta com cerca de 6 mil combatentes e tem 44 anos de luta armada em um conflito que causou cerca de 30 mil mortos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade