PUBLICIDADE

Ásia

Em discurso de Ano-Novo, Kim Jong-un pede paz entre Coreias

1 jan 2013 - 01h34
(atualizado às 01h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder do hermético regime norte-coreano, Kim Jong-un, transmitiu nesta terça-feira, através da rádio e da televisão estatais, a primeira mensagem de Ano-Novo divulgada pelo país em 19 anos, na qual pediu a melhora da relação entre as duas Coreias.

O jovem "comandante supremo" da Coreia do Norte, que assumiu o poder em dezembro de 2011, após a morte de seu pai, Kim Jong-il, também pediu que seja dada prioridade aos temas econômicos, especialmente à agricultura e à indústria, segundo detalhou a agência sul-coreana Yonhap.

A mensagem de Ano-Novo é a primeira transmitida pela Coreia do Norte desde que o avô de Kim Jong-un, Kim Il-sung, fez o mesmo em 1994, ano de seu falecimento. A partir desse momento, o regime comunista passou a transmitir sua tradicional mensagem de Ano-Novo através dos editoriais dos três principais diários do país.

Além disso, a Coreia do Norte ofereceu detalhes do fim de ano do líder. De acordo com essas informações, Kim Jong-un passou a noite assistindo a uma apresentação musical junto com sua mulher, Ri Sol-ju.

Em sua mensagem, o líder lembrou o centenário do nascimento do "presidente eterno" Kim Il-sung, celebrado em abril, a morte de Kim Jong-il, no fim de 2011, e o sucesso da operação que em 12 de dezembro pôs um satélite em órbita.

Por fim, também cita os novos edifícios construídos no país, as melhorias na educação e sua participação nas Olimpíadas de Londres, onde conquistou quatro ouros e dois bronzes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade