PUBLICIDADE

Ásia

Em 2º grande discurso, novo líder promete "renascimento" da China

30 nov 2012 - 04h22
(atualizado às 04h34)
Compartilhar

O novo líder da China, Xi Jinping, prometeu nesta sexta-feira o "renascimento da nação", em seu segundo grande discurso após sua nomeação à frente do Partido Comunista (PCCh) e da Comissão Militar, informou a imprensa oficial.

Ao lado dos demais seis membros do Comitê Permanente - principal órgão de direção do PCCh - durante uma visita a uma exposição em Pequim, Xi assegurou que "nos encontramos no ponto mais próximo do renascimento da nação chinesa do que em qualquer momento na história recente, e tenho certeza que alcançaremos nossa meta".

Com um tom nacionalista, o novo líder do país aludiu à história chinesa desde a Guerra do Ópio, no século 19, para assegurar que uma nação frágil acabará submissa à pressão das demais e que apenas o desenvolvimento pode fortalecê-la.

"É difícil encontrar o caminho correto, e continuaremos defendendo nossa causa com resolução", afirmou Xi, que, ao contrário de seus antecessores, falou de improviso.

Eu seu primeiro discurso, pronunciado no último dia 15, assim que foi nomeado secretário-geral do PCCh, o novo líder causou boa impressão por seu estilo direto de falar, afastado da retórica tradicional comunista.

À frente do PCCh e das Forças Armadas, Xi já controla dois dos três pilares do poder na China. O terceiro deles, o Estado, ele assumirá em março próximo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade