PUBLICIDADE

Ásia

Dirigente opositor russo Navalni é condenado a 5 anos de prisão

18 jul 2013 - 10h34
(atualizado às 10h40)
Compartilhar

O dirigente opositor e candidato à Prefeitura de Moscou Alexei Navalni foi condenado nesta quinta-feira a cinco anos de prisão após ser declarado culpado de roubo e fraude por um tribunal de Kirov, cidade situada a cerca de 900 quilômetros ao leste de Moscou, informaram as agências locais.

Após a leitura da condenação, Navalni ficou imediatamente sob custódia policial. O tribunal considerou que durante o processo foi provado que Navalni participou da organização do roubo em 2009 de 10 mil metros cúbicos de madeira no valor de pouco mais de US$ 500 mil.

Navalni, um blogueiro que ficou famoso por suas denúncias de corrupção, declarou que o processo judicial é uma incumbência política do Kremlin, que lhe quer eliminar como possível rival em futuros processos eleitorais.

"Blinov (o juiz Sergei Blinov) simplesmente está lendo o ato acusatório", escreveu em Twitter Navalni desde a sala do Tribunal ao comentar a leitura da sentença.

Os advogados do blogueiro declararam que recorrerão da sentença, pela que também foi condenado a pena de prisão - quatro anos - Piotr Ofitsérov, como cúmplice do delito.

Navalni, que participou da organização em dezembro de 2011 dos maiores protestos anti-governamentais desde a queda da URSS, é considerado um dos maiores inimigos do presidente russo, Vladimir Putin.

Com um blog que recebe mais de um milhão de visitas mensais, Navalni acusa ao Kremlin de tentar processar-lhe por suas denúncias de corrupção na administração pública.

"Tudo está claro. É um processo político, uma acusação política e uma sentença política", declarou à agência "Interfax" Svletlana Gannúshkina, líder à ONG russa pró-direitos humanos "Assistência cidadã".

Gannúshkina afirmou que não compartilha muitas das ideias de Navalni, mas ressaltou que se trata de uma "sentença terrível", que "terá gravíssimas consequências para o país".

EFE   
Compartilhar
Publicidade