PUBLICIDADE

Ásia

Dezenove rebeldes e três soldados morrem em confrontos no Paquistão

31 mai 2013 - 12h25
Compartilhar

Pelo menos 19 militantes e três soldados foram mortos durante em confrontos em uma região tribal no Paquistão, onde as tropas passaram a dominar pontos estratégicos, informou o Exército nesta sexta-feira.

Os confrontos ocorreram numa área entre os distritos de Kurram e Khyber, nas aldeias de Para Chamkani e Maidan, durante uma operação contra os militantes do Talibã.

"Durante a troca de tiros, 19 terroristas foram mortos enquanto 12 ficaram feridos. Três soldados, incluindo um oficial, também abraçaram shahadat (o martírio) e três ficaram feridos", indicou o Exército em um comunicado.

As regiões altas da área montanhosa também foram limpas ou ocupadas por forças, informou o Exército. O número de mortos não pôde ser verificado por fontes independentes porque a área está fora dos limites da imprensa devido a operações militares.

O confronto ocorreu em meio a uma operação militar no vale de Tirah, no distrito tribal de Khyber, onde o Exército tem atacado militantes dos grupos Talibã e Lashkar-e-Islam.

Khyber fica na rota usada para o abastecimento da Otan no Afeganistão, usada pelas tropas norte-americanas para retirar equipamentos até a sua saída do país, prevista para 2014.

As tropas paquistanesas têm combatido há anos os insurgentes locais no cinturão tribal, que Washington considera o principal núcleo de planejamento de ataques dos militantes da Al-Qaeda contra o Ocidente e o Afeganistão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade