PUBLICIDADE

Ásia

Deslizamento no Nepal bloqueia rio e levanta temores de que enchente atinja Índia

24 mai 2015 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades do Nepal instaram milhares de moradores de vilarejos a se deslocarem para locais mais seguros após um deslizamento de terra, provavelmente motivado por terremotos recentes, ter bloqueado um rio, levantando preocupações de uma enchente repentina e devastadora.

O deslizamento na vila de Ramche, no distrito de Myagdi, cerca de 140 quilômetros a noroeste de Katmandu, ocorreu na noite de sábado e bloqueou o rio Kali Gandaki.

Se um grande volume de água se acumular e romper o bloqueio, inundações rio abaixo podem chegar até a Índia.

"Pedimos que moradores de vilas ao longo da lateral do rio nessas zonas se desloquem para lugares mais seguros", disse o funcionário do Ministério do Interior Laxmi Prasad Dhakal à Reuters, se referindo aos distritos de Parbat, Syangja, Gulmi, Palpa, Nawalparasi e Chitwan.

O rio corre para a Índia, onde é conhecido como Gandak.

Um grande terremoto atingiu o Nepal em 25 de abril, provocando diversos deslizamentos e avalanches e matando mais de 8 mil pessoas. Um segundo tremor atingiu o país montanhoso em 12 de maio, matando dezenas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade