PUBLICIDADE

Dennis Rodman chama líder da Coreia do Norte de "garoto incrível"

1 mar 2013 - 14h40
(atualizado às 16h07)
Compartilhar

O ex-jogador de basquete da NBA Dennis Rodman voltou de quatro dias na Coreia do Norte nesta sexta-feira dizendo que o líder do país recluso é "um garoto incrível".

Rodman, conhecido por suas tatuagens, piercings e extravagâncias, esteve na Coreia do Norte para filmar um documentário esportivo, e assistiu a um jogo de basquete ao lado do líder do país, Kim Jong-un.

Kim "é como seu avô e seu pai, que são grandes líderes, ele é um garoto incrível, muito honesto e ama muito sua esposa", disse Rodman à agência de notícias do governo chinês Xinhua antes de deixar a capital norte-coreana, Pyongyang, nesta sexta-feira.

Kim, 30 anos, é neto de Kim Il-sung, que fundou a Coreia do Norte, e filho de Kim Jong-il. Ambos governaram o país com mão de ferro.

Kim tem mantido a busca do seu pai para garantir armas nucleares para o país. A Coreia do Norte no mês passado realizou seu terceiro teste nuclear, atraindo condenação das potências mundiais e da ONU.

No jogo de basquete de quinta-feira, Rodman e Kim riram e conversaram em inglês, e depois tiveram um jantar "amigável", relatou a Xinhua, citando o ex-jogador do Chicago Bulls. Kim frequentou uma escola secundária na Suíça, mas sua capacidade com idiomas é desconhecida.

A Coreia do Norte regularmente denuncia a "hostilidade" dos EUA e nenhum tratado de paz foi assinado desde que uma trégua terminou a Guerra coreana de 1950-53.

Mas a Xinhua informou que Kim disse a Rodman durante o jantar que ele esperava que novos intercâmbios esportivos promovessem "a compreensão mútua entre os povos dos dois países".

Perguntado sobre como a sua visita pode ajudar, Rodman disse à agência: "Sobre a relação, um homem só não pode fazer nada. O país dele e o povo dele o amam e eu o amo, ele é um cara incrível.".

Antes de encontrar Kim, Rodman pareceu ter confundido as duas Coreias, sugerindo que ele poderia conhecer o rapper sul-coreano Psy durante sua viagem para o Norte.

(Reportagem de Terril Yue Jones)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade