PUBLICIDADE

Ásia

Cruz e Crescente Vermelho pedem ajuda urgente para o Paquistão

13 ago 2010 - 08h18
(atualizado às 08h37)
Compartilhar

As organizações internacionais Cruz Vermelha e Crescente Vermelho pediram hoje rapidez nos esforços humanitários para assistir de maneira urgente 6 milhões dos 14 milhões de afetados pelas inundações no Paquistão.

Helicópteros dos EUA são transportados de navio pelo Oceano Índico para ajudarem nos resgates no Paquistão
Helicópteros dos EUA são transportados de navio pelo Oceano Índico para ajudarem nos resgates no Paquistão
Foto: EFE

Em entrevista coletiva em Islamabad, o secretário-geral da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Bekele Geleta, declarou que o desastre poderia piorar se a ação não for suficientemente rápida. "A menos que se atue já e se limite (a crise), o impacto poderá ser enorme", assegurou.

Geleta fez o chamado para que todo o mundo se dê conta da devastação que as inundações estão causando no Paquistão, onde ainda há muitas áreas que não estão bem cobertas com assistência humanitária, indicou.

Já o delegado do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Paquistão, Pascal Cuttat, ressaltou: "O acesso a água potável é uma prioridade absoluta. Há crianças que estão morrendo neste momento".

Cuttat disse que em algumas regiões inundadas foram registradas explosões de materiais como minas e outros artefatos que se deslocaram com a água.

A presidente do Crescente Vermelho no país, Nilofar Bakhtiar, expressou que o organismo confia em poder assistir com ajuda 300 mil famílias, para o qual requer US$ 190 milhões.

"O número é grande, mas nem sequer é 15% dos 14 milhões que estão afetados", disse, e pediu à comunidade internacional que faça doações para atenuar o sofrimento dos paquistaneses desabrigados pelas piores inundações dos últimos 80 anos.

O Crescente Vermelho distribuiu por enquanto tendas de campanha, comida e remédios para 100 mil pessoas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade