PUBLICIDADE

Ásia

Coréias voltam a se reunir para discutir complexo industrial

11 jun 2009 - 04h03
(atualizado às 06h45)
Compartilhar

Representantes das duas Coréias retomaram na tarde (local) desta quinta-feira seu encontro para falar sobre o complexo industrial de Kaesong, após ter realizado uma primeira rodada pela manhã, informou a agência sul-coreana Yonhap.

Esta manhã, representantes das duas Coréias iniciaram este encontro no complexo industrial de Kaesong, situado a cerca de 60 km de Seul. Segundo o Ministério da Unificação sul-coreano, Seul falou na reunião do caso de um trabalhador sul-coreano da empresa Hyundai Asan que está detido desde 30 de março pela Coréia do Norte e do funcionamento estável desse complexo industrial.

O governo de Seul trata como prioritária a libertação do trabalhador sul-coreano, acusado de criticar o regime comunista e incitar uma funcionária a desertar.

No entanto, a Coréia do Norte pretende abordar somente as questões relativas ao sistema especial de benefícios aplicado à Coréia do Sul em relação com o uso do solo, impostos e salários no complexo de Kaesong.

Este é o segundo encontro em nível governamental mantido entre as duas Coreias desde que o conservador Lee Myung-bak assumiu a Presidência sul-coreana em fevereiro do ano passado.

A delegação sul-coreana é liderada por Kim Young-tak, diretor-geral do escritório de Kaesong do Ministério da Unificação.

Em maio, Pyongyang declarou nulo o contrato assinado com Seul sobre a utilização conjunta desse parque industrial situado em território norte-coreano, que acolhe 106 pequenas e médias empresas sul-coreanas, gerando emprego a 38.867 norte-coreanos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade