PUBLICIDADE

Ásia

Coreias se reúnem pela 3ª vez para tentar reabrir complexo industrial

15 jul 2013 - 00h17
(atualizado às 02h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Coreia do Norte e Coreia do Sul iniciaram nesta segunda-feira seu terceiro encontro em dez dias para negociar a abertura do complexo industrial conjunto de Kaesong em território norte-coreano, único projeto vigente entre ambos os países até sua paralisação em abril passado.

Complexo industrial conjunto de Kaesong está paralisado desde abril
Complexo industrial conjunto de Kaesong está paralisado desde abril
Foto: EFE

A primeira reunião começou às 10h08 (22h08 de domingo em Brasília), informou à agência EFE uma porta-voz do Ministério da Unificação. Por enquanto se desconhece o número de encontros que ambas as delegações terão durante o dia e a hora em que terminarão, já que tais fatores dependerão do progresso das conversas.

Nas duas últimas reuniões, que aconteceram nos dias 6 e 10 de julho, Norte e Sul não conseguiram superar suas diferenças, e as rodadas de reuniões terminaram sem avanços tangíveis.

A Coreia do Norte pediu para normalizar o mais rápido possível e de forma incondicional a situação do complexo, enquanto a Coreia do Sul exige a ativação de mecanismos de salvaguarda que evitem que Kaesong volte a ser fechada unilateralmente, e que garantam seu funcionamento à margem da situação política e diplomática.

Participa da reunião desta segunda-feira como novo chefe da delegação sul-coreana Kim Ki-woong, veterano diretor do Ministério da Unificação, em uma aparente tentativa de superar a estagnação e motivar que o diálogo flua.

O complexo industrial de Kaesong tinha operado com normalidade durante oito anos até que no dia 9 de abril, em plena etapa de tensão entre as duas Coreias, Pyongyang retirou todos seus operários do local e provocou com isso seu fechamento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade