PUBLICIDADE

Ásia

Coreias concordam em abrir diálogo por complexo industrial

6 jun 2013 - 02h36
(atualizado às 06h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Os governos das Coreias concordaram nesta quinta-feira a manter um diálogo para a reabertura do complexo industrial conjunto de Kaesong, e possivelmente outras questões, um sinal de que a relação entre os países vizinhos possa voltar ao nível anterior da escalada de provocações que predominou na região nos últimos meses.

O primeiro passo foi dado por Pyongyang: "o local das discussões e a data da abertura podem ser fixados de acordo com o desejo do Sul", destacou no início do dia um comunicado do Comitê do Norte pela Reunificação Pacífica da Coreia (CPRK), órgão encarregado das relações com Seul.

O representante sul-coreano no mesmo órgão disse em uma mensagem que “positivamente aceita” a proposta da Coreia do Norte, e que deverá anunciar em breve a data e a agenda das negociações entre os países.

Estabelecido em 2004 como um símbolo da cooperação coreana, Kaesong se tornou a principal vítima de dois meses de constante tensão militar, depois de um teste nuclear norte-coreano em fevereiro, e foi gradualmente tendo suas atividades encerradas depois que o regime de Pyongyang retirou seus 53 mil trabalhadores do local.

Situado no território norte-coreano, a 10 quilômetros da fronteira, Kaesong abriga 123 empresas sul-coreanas e é o único local que comprova a existência de uma aproximação coreana, depois do congelamento das relações bilaterais em 2010.

Com um volume de negócios de US$ 469,5 milhões em 2012, Kaesong constituía uma importante fonte de criação de empregos e de arrecadação de impostos e divisas estrangeiras para a empobrecida Coreia do Norte.

Pyongyang  também manifestou disposição de negociar a retomada das visitas turísticas do monte Kumgang. Assim como Kaesong, Kumgang permitia a entrada de milhões de dólares no hermético país do Norte.

Com informações das agências AP e AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade