PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Sul permitirá envio de ajuda ao Norte apesar da tensão

11 abr 2013 - 06h55
(atualizado às 06h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Sul permitirá o envio de ajuda humanitária à Coreia do Norte apesar da tensão e das contínuas ameaças expressadas há mais de um mês pelo regime de Kim Jong-un.

O Governo sul-coreano "mantém sua política de permitir o fornecimento de assistência humanitária ao Norte independentemente da situação política", confirmou à Agência Efe uma porta-voz do Ministério da Unificação, em linha com a postura expressada na semana passada pelo titular dessa pasta, Ryoo Kihl-jae.

A porta-voz reiterou o compromisso do ministério de examinar "caso por caso" os contingentes de ajuda enviados por associações públicas e privadas para garantir que eles serão dirigidos exclusivamente aos mais necessitados.

Foi divulgado nesta quinta-feira que o primeiro envio de ajuda sul-coreana em 2013 chegou à Coreia do Norte há uma semana pelas mãos da ONG Eugene Bell, que despachou remédios contra a tuberculose a oito clínicas administradas pela organização no país vizinho.

No ano passado, 16 ONGs sul-coreanas despacharam ajuda à Coreia do Norte no valor de US$ 160 milhões, enquanto Seul canalizou através de organizações privadas outros US$ 21 milhões em assistência ao país vizinho, segundo o Ministério da Unificação.

Imersa em um grande isolamento, a Coreia do Norte vive uma contínua crise econômica desde a década de 1990, o que a tornou dependente de ajuda externa para alimentar sua população e obter remédios para diversas doenças.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade