PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Sul oferece apoio a Japão para resgate de vítimas

11 mar 2011 - 07h07
(atualizado às 10h11)
Compartilhar

A Coreia do Sul ofereceu nesta sexta-feira ao Japão suas condolências e apoio nos trabalhos de resgate, após o forte terremoto de 8,9 graus que castigou esta tarde (horário local, madrugada no Brasil) o leste e norte do Japão, informaram fontes do Governo sul-coreano.

O governo sul-coreano já tem preparada uma equipe de 40 especialistas em resgate na espera que Tóquio solicite a ajuda, segundo informou à agência sul-coreana Yonhap um porta-voz do Ministério de Exteriores sul-coreano. "O governo sul-coreano oferece suas mais profundas condolências e seu apoio ao governo e povo do Japão pela perda de vidas e os grandes danos materiais causados pelo terremoto", indicou a Chancelaria sul-coreana.

Além disso, o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, deve enviar uma mensagem de apoio ao governo do primeiro-ministro, Naoto Kan, nestas primeiras horas após o terremoto.

O tremor causou um tsunami com ondas de até 10 m no porto de Sendai, vários prédios derruídos e uma quantidade enorme de incêndios na faixa oriental do Pacífico. Além disso, as representações diplomáticas de Seul no Japão estão em alerta para ajudar seus cidadãos e buscar possíveis vítimas sul-coreanas.

Por outro lado, o terremoto causou atrasos e cancelamentos nos voos entre Coreia do Sul e Japão, já que vários aeroportos japoneses foram fechados ou não operam com normalidade.

14 de março - De bicicleta, homem passa por navio virado pelo tsunami que atingiu a cidade de Hachinohe, na província de Aomori
14 de março - De bicicleta, homem passa por navio virado pelo tsunami que atingiu a cidade de Hachinohe, na província de Aomori
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade