PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Sul: contagem de mortos confunde e aflige famílias

20 abr 2014 - 10h45
(atualizado às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Desde quarta-feira, 18, quando a embarcação “Sewol” naufragou na Coreia do Sul, as autoridades sul-coreanas têm cometido erros repetidos nos números de perdas do acidente. Segundo o jornal The Korea Times, em cinco dias, as autoridades mudaram os números de vítimas, sobreviventes e desaparecidos seis vezes, o que tem contribuído para que as famílias dos passageiros ainda não encontrados desconfiem da habilidade do governo de lidar com o desastre.

Neste domingo, às 12h20 (hora local), o governo disse que tinha encontrado três corpos. Alguns minutos depois, divulgou que mais três foram achados. A verdade é que era a mesma descoberta de antes, relatada duas vezes.

Na sexta-feira, o governo corrigiu o número total de passageiros e membros da tripulação para 476, em vez dos anteriores 475, e os resgatados foram corrigidos para 174, ao contrário dos 179 ditos antes.

No dia do acidente, o primeiro anúncio era de que 370 pessoas tinham sido resgatadas, e depois disso, esse número foi corrigido seis vezes até chegar em 174. O número total de passageiros também foi revisado de 477 para 459, depois para 475 e finalmente 476.

Segundo a Guarda Costeira, é possível que haja mais mudanças nos números, porque alguns passageiros não registrados poderiam ter viajado no barco. No sábado, o primeiro-ministro do país, Chung Hong-won, disse que o governo vai “se empenhar para entregar a informação exata de maneira rápida”.

Um grupo de familiares das vítimas brigou com a polícia no sábado ao tentar entrar na residência presidencial para reclamar dos erros nos números. Até sexta-feira, a sede da Central de Desastres e Contramedidas de Segurança em Seoul estava funcionando como um posto de comando para as operações de busca e para anunciar atualizações à população. No sábado, o posto migrou para a sede da Central na ilha de Jindo para evitar mais confusões.

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade