PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Sul condena "provocações" do Norte e pede diálogo

19 mai 2013 - 05h16
(atualizado às 09h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Estudantes passam de bicicleta por guardas em uma ponte em Paju, na Coreia do Sul
Estudantes passam de bicicleta por guardas em uma ponte em Paju, na Coreia do Sul
Foto: AP

O governo da Coreia do Sul condenou neste domingo as que qualificou como "medidas provocadoras" da Coreia do Norte e pediu ao regime comunista que se comprometa ao diálogo para desbloquear o complexo industrial de Kaesong. Em comunicado, Kim Hyung-souk, porta-voz do Ministério de Unificação sul-coreano, tachou como "deploráveis" as "medidas provocadoras" de Pyongyang e fez um apelo a suas autoridades para que "atuem de maneira responsável como parte da comunidade internacional".

A reação de Seul veio um dia depois que a Coreia do Norte lançou três mísseis guiados de curto alcance ao Mar do Leste (Mar do Japão) desde sua costa oriental. Embora o lançamento possa ter sido simplesmente um exercício rotineiro, se considera o primeiro gesto beligerante por parte do regime de Pyongyang após um período de várias semanas nas quais rebaixou notavelmente o tom de sua última campanha de ameaças bélicas.

No comunicado, o porta-voz também responsabilizou o regime de Kim Jong-un da suspensão das operações do complexo intercoreano de Kaesong e criticou a Coreia do Norte por sua falta de vontade para resolver a situação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade