PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Sul compra helicópteros de ataque por R$ 3,2 bi

Aeronaves seriam utilizadas para melhorar a proteção aérea do país ante um eventual ataque da Coreia do Norte

17 abr 2013 - 09h46
(atualizado às 09h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Sul disse na quarta-feira que vai comprar helicópteros de ataque avaliados em 1,8 bilhão de won (cerca de R$ 3,2 bilhões) da Boeing para melhorar sua capacidade de reação às ameaças da Coreia do Norte. A decisão de comprar os novos helicópteros foi iniciada antes da escalada da tensão entre as Coreias do Norte e Sul, depois do terceiro teste nuclear realizado pelo Norte, em fevereiro.

Os helicópteros AH-64E Apache Guardian da Boeing venceram os AH-1Z Viper, construídos pela Bell Helicopter, divisão da Textron, e o T-129 da Turkish Aerospace Industries, afirmou uma autoridade da Administração do Programa de Aquisições de Defesa da Coreia do Sul. "A capacidade do motor do Apache e carga de armas, assim como a capacidade melhorada de alvos, receberam altas avaliações", contou a autoridade aos repórteres.

Imagem de divulgação mostra o helicóptero AH-64 Apache
Imagem de divulgação mostra o helicóptero AH-64 Apache
Foto: Boeing / Divulgação

As autoridades presentes em uma coletiva não quiseram revelar quantos helicópteros estavam envolvidos no acordo, porém um deles disse à Reuters que o acordo era para 36 aeronaves.

A Coreia do Sul também quer adquirir 60 caças este ano. Para este negócio, o caça invisível a radares F-35 stealth, produzido pela Lockheed Martin, e o caça F-15 Silent Eagle, da Boeing, estão competindo com o Eurofighter Typhoon, desenvolvido pelo consórcio entre a EADS, Finmeccanica SpA e BAE Systems.

infográfico mísseis israelenses
infográfico mísseis israelenses
Foto: Reuters

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade