PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Sul apura viagem de agressor de embaixador dos EUA

Agressor de Mark Lippert, que teve de levar 80 pontos após sofrer corte no rosto, fez várias visitas à Coreia do Norte, que permanece tecnicamente em guerra com o Sul

6 mar 2015 - 08h29
(atualizado às 11h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Embaixador dos EUA teve de passar por cirurgia e levou 80 pontos no rosto após ataque</p>
Embaixador dos EUA teve de passar por cirurgia e levou 80 pontos no rosto após ataque
Foto: Yonhap / Reuters

A polícia da Coreia do Sul informou nesta sexta-feira que está investigando possíveis ligações entre o ataque com uma faca contra o embaixador dos Estados Unidos em Seul e as várias visitas do agressor à Coreia do Norte, ao mesmo tempo que busca indiciá-lo por tentativa de homicídio.

O embaixador norte-americano Mark Lippert precisou levar 80 pontos após sofrer um corte no rosto durante um fórum que discutia a unificação das Coreias na capital sul-coreana, Seul, na quinta-feira.

O ataque foi realizado por um cidadão sul-coreano que disse estar protestando contra os exercícios militares anuais realizados em parceria por EUA e Coreia do Sul, que começaram esta semana.

Uma autoridade da equipe que investiga o ataque disse que a polícia solicitou um mandato de prisão formal, sob acusações que incluem tentativa de homicídio, para o agressor, identificado como Kim Ki-jong, de 55 anos.

<p>Mulher limpa manchas de sangue em local de ataque contra embaixador dos EUA em Seul, na Coreia do Sul</p>
Mulher limpa manchas de sangue em local de ataque contra embaixador dos EUA em Seul, na Coreia do Sul
Foto: Kim Hong-Ji / Reuters

De acordo com investigadores, Kim fez sete visitas à Coreia do Norte entre 1999 e 2007.

"Estamos investigando se há alguma ligação entre as visitas do suspeito à Coreia do Norte e o crime cometido contra o embaixador dos EUA", disse Yoon Myeong-seong, chefe de polícia do bairro de Jongno, em Seul, a jornalistas.

A maioria dos sul-coreanos nunca visitou o isolado Norte. Os dois Estados permanecem tecnicamente em guerra, sob uma trégua que encerrou os combates da Guerra da Coreia (1950-1953).

Kim negou na sexta-feira que suas ações tivessem qualquer ligação com a Coreia do Norte, dizendo que a acusação era "sem sentido". Ao deixar uma delegacia de polícia a caminho do tribunal, disse a repórteres que nunca esteve no Norte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade