PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Sul amplia segurança de usinas contra ciberataques

Coreia do Norte permanece tecnicamente em guerra com o Sul

26 dez 2014 - 08h30
(atualizado às 08h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Hackers atacaram os sistemas da empresa KHNP, que gerencia as centrais nucleares da Coreia do Sul
Hackers atacaram os sistemas da empresa KHNP, que gerencia as centrais nucleares da Coreia do Sul
Foto: ANSA / Reprodução

A operadora nuclear da Coreia do Sul e o Ministério da Energia do país vão manter equipes de emergência de prontidão até o fim do ano em caso de qualquer ataque ciberataque contra as usinas nucleares, após ameaça de hackers.

A Korea Hydro & Nuclear Power, unidade da fornecedora de energia estatal Korea Electric Power Corp, disse na segunda-feira que seus sistemas de computadores tinham sido hackeados, mas que apenas dados não críticos foram roubados e que a operação das usinas não estava em risco.

A empresa e o ministério montaram equipes de emergência na quarta-feira depois que um hacker cobrou o fechamento de três reatores até quinta-feira, ameaçando, em mensagens no Twitter, "destruição" se seu pedido não fosse atendido.

"Apesar de o Dia de Natal, que a ameaça cibernética mencionou, ter passado, vamos fazer os máximos esforços contra ameaças cibernéticas ao manter o sistema de emergência até o fim deste ano", informou o Ministério da Energia em comunicado.

A Coreia do Sul está buscando a cooperação das autoridades chinesas na investigação sobre os ataques cibernéticos contra a operadora de usinas nuclear do país, após ter rastreado vários endereços de Internet envolvido no incidente localizados em uma cidade chinesa perto da Coreia do Norte, disse uma autoridade local na quarta-feira.

A autoridade que participa da investigação disse que sua equipe não descartou o envolvimento da Coreia do Norte no ataque, mas disse que também não há indicação para acreditar que o país vizinho estava envolvido.

A Coreia do Norte permanece tecnicamente em guerra com o Sul.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade