PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Sul afirma que Norte pagará "preço alto" se lançar foguete

3 fev 2016 - 01h19
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Coreia do Sul pediu nesta quarta-feira à Coreia do Norte que suspenda seu plano de lançar de forma iminente um satélite espacial e advertiu o regime de Kim Jong-un sobre o "preço alto" que o país irá pagar se finalmente realizar essa operação.

"Advertimos seriamente à Coreia do Norte que pagará um preço alto" caso decida lançar o foguete, indicou um porta-voz do escritório de segurança nacional do governo sul-coreano, sem oferecer mais detalhes sobre as possíveis medidas que seriam tomadas como resposta ao lançamento.

A Coreia do Norte notificou na terça-feira a Organização Internacional de Aviação Civil (Oaci), a Organização Marítima Internacional (OMI) e a União Internacional de Telecomunicações (UIT) de que lançará entre os dias 8 e 25 de fevereiro um satélite de observação.

O porta-voz da presidência sul-coreana afirmou que a "Coreia do Norte deve cancelar seu plano de lançamento", já que o considera um teste encoberto de mísseis de longo alcance que violaria as resoluções decretadas pelo Conselho de Segurança da ONU nos últimos anos contra os programas armamentistas de Pyongyang.

Seul considera o novo plano norte-coreano um "desafio" à comunidade internacional, segundo o porta-voz, em um momento no qual o Conselho de Segurança da ONU estuda a imposição de sanções adicionais ao regime de Kim Jong-un como resposta para seu quarto teste atômico ocorrido em 6 de janeiro.

O ministro da Defesa sul-coreano, Han Min-koo, garantiu, por sua vez, que o próximo lançamento de um foguete de longo alcance por parte de Pyongyang contribuirá para elevar a tensão entre as duas Coreias, em um momento já conturbado por causa do recente teste nuclear.

A resposta da Coreia do Sul segue na mesma linha das emitidas pelos governos de Estados Unidos e Japão, que pediram à Coreia do Norte o cancelamento do lançamento e destacaram que o mesmo representaria uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A Coreia do Norte realizou seu último lançamento desse tipo em dezembro de 2012, quando colocou em órbita com sucesso o satélite Kwangmyongsong-3 utilizando seu foguete de longo alcance Unha-3.

Aquele lançamento foi considerado um teste encoberto de mísseis, por isso o Conselho de Segurança da ONU endureceu suas sanções econômicas e comerciais sobre o país comunista.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade