PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Sul afirma que Norte está preparando novos testes de mísseis

21 ago 2015 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte está realizando preparativos para efetuar novos testes de mísseis de curto e médio alcance e balísticos, afirmou nesta sexta-feira uma fonte do governo da Coreia do Sul, em pleno clima de tensão após a troca de artilharia entre os países.

"Há sinais que apontam que a Coreia do Norte vai lançar um míssil Scud perto de Wonsan (ao sudeste do país) e um míssil Rodong na província de Norte Pyeongan (ao noroeste)", declarou a fonte de Seul à agência de notícias sul-coreana "Yonhap".

A fonte ressaltou que o regime de Kim Jong-un realizará em breve seus testes de mísseis "como parte de sua intenção estratégica para aumentar ao máximo a tensão militar na península de Coreia".

Esta tensão já se encontra neste momento em seu nível mais alto em dois anos devido à troca de artilharia entre ambos países que aconteceu na quinta-feira e que suscitou uma campanha de ameaças mútuas.

O Exército Popular norte-coreano realizou disparos na faixa oeste da Zona Desmilitarizada contra a Coreia do Sul que, por sua parte, respondeu com 30 projéteis rumo ao Norte, sem que aparentemente tenham ocorrido danos humanos ou materiais.

Pyongyang, em todo caso, ameaçou em realizar novas ações militares se a Coreia do Sul não retirar os alto-falantes que emitem propaganda anti-norte-coreana na fronteira antes das 17h de sábado.

Por sua vez, a Coreia do Sul advertiu que responderá com firmeza perante qualquer "provocação" do Norte, e as forças conjuntas de Seul e Washington elevaram ao máximo o alerta militar.

Os testes de mísseis da Coreia do Norte são frequentes em épocas de tensão ou quando Coreia do Sul e EUA realizam exercícios militares na região.

Neste caso coincidem ambas circunstâncias, já que os aliados realizam nestes dias seu maior exercício militar estival, o Ulchi Freedom Guardian, com a participação de 80.000 soldados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade