PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte tem tremor de terra; Seul suspeita de teste nuclear

12 fev 2013 - 01h31
(atualizado às 08h26)
Compartilhar
Exibir comentários
TV sul-coreana noticia suposto teste nuclear no país vizinho
TV sul-coreana noticia suposto teste nuclear no país vizinho
Foto: Reuters

Um tremor de terra registrado na Coreia do Norte na madrugada desta terça-feira (horário de Brasília) pode ter sido causado por um teste nuclear, segundo especula o governo da vizinha Coreia do Sul.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) registrou um terremoto de 5,1 graus de magnitude com profundidade de apenas 1 km, às 11h57 pelo horário local, no nordeste do país comunista. O USGS havia informado inicialmente que o tremor tinha 4,9 graus.

Segundo a Agência Meterológica Japonesa, o epicentro do tremor está localizado no exato lugar onde outro sismo foi sentido no dia 25 de maio de 2009, quando a Coreia do Norte realizou seu último teste nuclear.

"Estamos no processo de confirmar se o terremoto corresponde ao teste nuclear", indicou à agência EFE a porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, Park Su-jin, em referência ao tremor detectado no condado norte-coreano de Kilju, no nordeste do país.

A Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO), instituição da ONU, informou em Viena que sua rede de estações de medição detectou um "evento sísmico não usual" na Coreia do Norte, mas não confirmou que um teste atômico tenha acontecido.

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional para analisar os novos fatos, enquanto o escritório presidencial examina os relatórios de analistas e o Exército elevou o seu alerta diante da aparente ação nuclear norte-coreana.

A agência sul-coreana Yonhap destacou que China, Japão, Rússia e Estados Unidos também confirmaram o terremoto na Coreia do Norte, mas deu uma explicação mais detalhada sobre o fenômeno.

Em 24 de janeiro, a Coreia do Norte ameaçara realizar o seu terceiro teste nuclear como resposta à resolução tomada dois dias antes pelo Conselho de Segurança da ONU, que ampliou as sanções ao país comunista como castigo pelo recente lançamento de um foguete de longo alcance.

O governo da Coreia do Sul detectou um terremoto artificial de 5,1 graus na escala Ritcher na Coreia do Norte, segundo a agência sul-coreana Yonhap, o que pode indicar que Pyongyang realizou o seu anunciado teste nuclear.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade