PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte se opõe a escudo antimísseis dos EUA na Coreia do Sul

19 mar 2015 - 07h36
(atualizado às 07h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte fez duras críticas nesta quinta-feira à possível instalação na Coreia do Sul do escudo antimísseis americano THAAD, um projeto que poderia gerar grandes tensões na região.

O regime de Pyongyang acusou os Estados Unidos de tentar instalar um sistema antimísseis global que poria em perigo a segurança na região do nordeste da Ásia com a desculpa da "ameaça" dos projéteis norte-coreanos, segundo a agência estatal "KCNA".

Por sua parte, o jornal "Rodong", do Partido dos Trabalhadores de Pyongyang, advertiu a Seul que a adoção do sistema de interceptação de mísseis de grande altitude conhecido como THAAD geraria um maior confronto entre as duas Coreias.

A Rússia e, especialmente, a China expressaram nos últimos dias sua forte oposição a que a Coreia do Sul instale o escudo antimísseis americano, depois que Seul reconheceu que existe a possibilidade de adotar o THAAD para melhorar sua defesa contra a Coreia do Norte.

As autoridades da Coreia do Sul são conscientes que nem seu atual sistema de defesa nem as tecnologias que planeja implantar nos próximos anos são capazes de interceptar os poderosos mísseis norte-coreanos se estes voarem a grande altura.

Seul, que em breve deverá tomar uma decisão, se encontra assim em uma encruzilhada pelo choque de interesses entre os EUA, seu maior aliado militar e histórico, e a China, seu principal parceiro comercial, enquanto a Coreia do Norte mostra a cada ano maiores avanços em sua tecnologia de mísseis.

As preocupações de Pequim são atribuídas ao fato de que o escudo antimísseis americano incluiria potentes sistemas de radar capazes de rastrear os movimentos de seu exército na parte oriental da China.

Por sua parte, Washington aumentou sua pressão diplomática para convencer seu aliado militar asiático que aceite a instalação do escudo interceptador para garantir sua segurança perante a "ameaça" dos potentes projéteis de curto e médio alcance do regime norte-coreano de Kim Jong-un.

Enquanto isso, 120 organizações civis sul-coreanas de tendência progressista e a favor da reunificação se pronunciaram hoje em entrevista coletiva em Seul contra a implantação do THAAD, com o argumento de que "destruiria a paz no nordeste da Ásia e prejudicaria as relações entre Coreia do Sul e China".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade