PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte rejeita oferta de ajuda humanitária do Sul

19 abr 2013 - 09h40
(atualizado às 10h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte rejeitou nesta sexta-feira uma nova oferta de empresários sul-africanos para enviar alimentos e suprimentos para sua equipe no complexo industrial intercoreano de de Kaesong. Pyongyang bloqueou o acesso à zona em que se localiza Kaesong - 10 km dentro de sua fronteira - desde 3 de abril em meio à tensão militar que domina a península coreana.

Os sul-coreanos dentro da zona industrial tiveram permissão de sair quando quisessem, mas até o momento há cerca de 190 funcionários no lugar.

O Norte já havia rejeitado a oferta de uma delegação de 10 empresários representando 123 empresas sul-coreanas presentes em Kaesong de enviar comida e outros itens de necessidade básica para sua equipe na quarta-feira.

A Coreia do Norte suspendeu todas as operações envolvendo seus 53.000 funcionários na região e rejeitou as ofertas de diálogo do Sul para resolver a situação. 

Kaesong foi estabelecida em 2004 como um raro símbolo de cooperação intercoreana. Nenhuma das crises anteriores entre os dois países afetou significativamente o complexo até então.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade