PUBLICIDADE

Ásia

Sul-coreanos dizem que Norte prepara míssil de médio alcance

14 abr 2016 - 09h17
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, durante exercício miliar em local desconhecido, em foto divulgada pela agência oficial norte-americana KCNA em 25/03/2016
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, durante exercício miliar em local desconhecido, em foto divulgada pela agência oficial norte-americana KCNA em 25/03/2016
Foto: Reuters/KCNA

A Coreia do Norte mobilizou um ou dois mísseis balísticos de alcance intermediário na costa leste do país, e possivelmente prepara um lançamento na sexta-feira ou próximo dessa data, que marco o aniversário do fundador da nação, disse a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Um lançador móvel foi flagrado levando até dois mísseis Musudan, disse a Yonhap nesta quinta-feira, citando várias fontes do governo da Coreia do Sul, na esteira do quarto teste nuclear de Pyongyang em janeiro e do lançamento de um foguete de longo alcance no mês seguinte, o que acarretou novas sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).

Não se sabe se o míssil Musudan, concebido para ter um alcance de mais de 3 mil quilômetros, já foi testado em voo, de acordo com o Ministério da Defesa sul-coreano e especialistas.

Alguns especialistas dizem que o Norte pode decidir fazer um teste de disparo do Musudan no futuro próximo, enquanto tenta construir um míssil balístico intercontinental concebido para alcançar o território continental dos Estados Unidos.

A inteligência dos EUA acredita que a Coreia do Norte tem pouca capacidade de atingir seu país, mas que suas tecnologias serão aprimoradas, o que torna o investimento contínuo na defesa contra mísseis algo essencial. 

O porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Moon Sang-gyun, se recusou a confirmar a reportagem da Yonhap, mas disse que os militares estão em estado de alerta para qualquer lançamento de míssil de Pyongyang desde que seu líder, Kim Jong Un, prometeu realizar novos testes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade